terça-feira, 25 de março de 2014

Não consegue completar o treino?

Você come carboidrato corretamente antes de iniciar? Mantém o nível da glicose ideal evitando a hipoglicemia?
Já sabemos que os carboidratos (CHO) são as principais fontes alimentares responsáveis pela produção de energia. Entretanto, o estímulo a mais que o organismo precisa para se manter em atividade não depende apenas da quantidade que é ingerida. Para isso, é fundamental que o atleta conheça mais sobre o índice glicêmico (IG) dos alimentos.
 Pois bem, o IG baseia-se na habilidade que a ingestão do CHO de um determinado alimento tem em aumentar os níveis de glicemia no sangue, que por sua vez são divididos em: alto IG, moderado IG e baixo IG. Os CHO de alto IG também conhecidos como CHO simples são digeridos, caiem na corrente sanguínea em forma de glicose e são distribuídos e absorvidos pelas células rapidamente, consequentemente aumentando a taxa de glicose ou glicemia, resultando no famoso pico glicêmico.
Como as células recebem a glicose de uma só vez, tudo o que não é utilizado para gerar energia é armazenado em forma de gordura, essas localizadas na região da barriga, flancos e culotes.
Considerando que o IG é o potencial que cada alimento tem em levar a glicemia para as células, alimentos com estruturas químicas mais complexas, de baixo IG, demoram mais para serem digeridos e são absorvidos lentamente, logo, fornecem energia lenta e continuamente. Ou seja, a elevação do nível de açúcar no sangue acontece de forma lenta e estável, evitando também o armazenamento em forma de gordura e contribuindo para uma sensação de saciedade.
Alimentos de alto IG aumentam rapidamente a glicemia, devendo ser consumidos durante e depois de uma atividade física, enquanto os alimentos com IG baixo aumentam a glicemia mais lentamente, devendo ser consumidos antes dos exercícios de longa duração.
Lembre-se que a hora que o atleta irá se alimentar antes da atividade física influencia na escolha do IG dos alimentos.
Exemplos práticos:
ü  Antes da atividade física:
·         1 copo de suco + 2 pães de forma + 1 colher de sopa de geléia ou queijo branco (1 hora antes);
·         1 vitamina de fruta com leite desnatado + 1 colher de sopa de mel ou 1 barra de cereal (30 min antes);
·         1 copo de suco de frutas ou 1 fruta ( 15 min antes)

ü  Durante a atividade física:
·         CHO em pó diluído em água;
·         Sachê de CHO em gel;
·         1 suco de caixinha ligth ou água de côco;
·         1 fruta ou barrinha de cereal.

ü  Depois da atividade física:
·         Maltodextrina ou 1 suco de laranja ou rapadura (logo após);
·         1 vitamina de fruta com leite + 1 sanduiche de pão com queijo + 1 fruta com mel ou 1 suco ligth + 1 sanduiche de pão com requeijão ligth ou queijo branco + 1 fruta (até 1 hora depois da atividade física).
O segredo para um bom desempenho em atividades físicas é saber a necessidade de cada atleta, levando em conta todo um histórico, e para isso procure um profissional devidamente habilitado para um bom desempenho nas provas e uma boa manutenção e recuperação.


sexta-feira, 21 de março de 2014

Você sofre com a celulite?


O termo celulite foi descrito pela primeira vez em 1920, palavra de origem latina Cellulite, foi utilizada para descrever uma alteração estética da superfície da pele. Entretanto, diversos são os termos utilizados para definir estas alterações do tecido subcutâneo, na tentativa de adequar as alterações histomorfológicas, sendo eles: Lipodistrofia, Lipoedema, Fibro Edema Geloide, Hidrolipodistrofia, Hirolipodistrofia Ginoide,Paniculopatia edemato fibro esclerótica, Paniculose, Lipoesclerose Nodular, Lipodistrofia Ginoide. A celulite ocorre principalmente em mulheres na região pélvica, membros inferiores e abdômen. É caracterizada por um aspecto acolchoado ou a famosa "casca de laranja". Definida, ainda, como uma desordem metabólica localizada no tecido subcutâneo que provoca uma alteração na forma do corpo feminino. O tratamento Nutricional Estético para celulite tem como objetivos gerais, tratar:

  • Perda de peso quando necessário;
  • Reduzir o sódio e aumentar potássio;
  • Aumentar ingestão hídrica;
  • Qualidade do carboidrato;
  • Dieta rica em fibras;
  • Alimentação desintoxicante;
  • Correção do aumento da permeabilidade intestinal e da disbiose.
Não sofra mais com as danadas das celulites, mude já seu estilo de vida!

LEMBRE-SE que para um tratamento nutricional adequado procure um profissional para uma avaliação e prescrição dietética individual.

Nutrição Estética

Atua na melhora da qualidade de vida, da saúde de uma forma específica, em tratamentos estéticos. O lema é ser bonito e saudável de dentro pra fora. Onde a alimentação equilibrada está diretamente relacionada ao bem-estar, disposição física, saúde mental e longevidade.
O profissional Nutricionista Estético aplica a ciência da nutrição com o objetivo de tratar ou atenuar o envelhecimento cutâneo, a acne, o excesso de peso, a celulite, a flacidez cutânea ou muscular e carências ou deficiências das unhas e dos cabelos, através de uma alimentação específica, visando melhorar a saúde e a autoestima dos indivíduos (Schneider, 2009)